Tipos de Energia Elétrica

AUTOR
Professor Rogério Bráz Euleuterio, 5º ano

O intuito deste trabalho foi falar sobre os tipos de energia elétrica, e exemplificar o funcionamento padrão de uma usina hidroelétrica, com uma maquete interativa onde os alunos pudessem manusear o experimento e descobrir os processos que ocorrem para geração desta energia.

Foi realizado inicialmente uma pesquisa sobre tipos de usinas elétricas, no qual eles buscaram quais formas existem de se produzir energia para consumo em larga escala, e depois foi feito uma explicação sobre o assunto com alguns textos e desenhos no quadro.

Foi passado os dados sobre a utilização de energia elétrica no Paraná, e possibilitado aos alunos perceber o quanto a Usina Elétrica de Itaipu é essencial para nosso estilo de vida atual, os impactos ambientais causados por estas usinas, bem como também as vantagens que adquirimos ao utilizar estes modelos.

Posteriormente, foi apresentado aos alunos a maquete desta usina, que utiliza materiais mais acessíveis, como um pequeno motor de brinquedos, uma engrenagem de papelão e um LED.

Julgo que este contato direto com a experiência e ter a possiblidade de, manualmente, poder gerar energia elétrica e a utilizar (acendendo o LED) é algo essencial às aulas de ciências, que trabalham com a retratação das leis naturais do nosso mundo, e assim, tornam essenciais a imaginação e criatividade para explorar que as crianças já possuem naturalmente, algo que deveria ser trabalhado mais vezes e ter maior incentivo.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem sou eu da tabuada?

Torneio de Operações Matemáticas