Quem sou eu da tabuada?

AUTOR
Professor Rogério Bráz Euleuterio, 4º ano

A tabuada é um recurso de alta importância para a multiplicação, pois sabê-la permite ao aluno agilizar processos e reduzir o esforço para determinar o produto de alguma multiplicação que lhe seja solicitada.

Seja na escola ou no convívio pessoal mesmo, lembrar dos processos de multiplicação e conhecer os resultados mais comuns é útil, e sabendo disto, resolvi trabalhar a mesma de um modo mais dinâmico e divertido. Como a educação necessita ser fundamentalmente “prazerosa” para realmente despertar o interesse das crianças, jovens ou adultos, utilizei com eles uma brincadeira para realizar a tabuada. Utilizando o princípio do jogo “Quem sou eu?” que é encontrado em versões impressas e virtuais, foi desenvolvida uma versão mesclada com a tabuada. Inicialmente, dividi a turma em duplas aleatórias através de um sorteio. Estas duplas recortaram todos os números para a dinâmica e também as faixas necessárias. Inicialmente, elas colocaram as faixas na cabeça, feitas de papel sulfite, no qual foi colocado um pequeno pedaço de fita adesiva.

Para jogar foi feito do seguinte modo, o primeiro aluno pegava aleatoriamente um dos números, e o colega de dupla deveria lhe propor uma multiplicação da tabuada convencional cujo resultado fosse o do papel colado na cabeça do primeiro aluno. Como ele não havia visto o número que colocou na cabeça, seu dever era, através da multiplicação que o colega falou, descobrir qual número era este.

Como exemplo, o primeiro aluno pegou o número 36, então seu colega poderia sugerir a multiplicação 6x6, e através desta dica, o primeiro responder o “36” devidamente.

As duplas foram trocadas depois de um tempo, para todos poderem participar com colegas variados e se divertirem e rirem de modo mais diversificado.





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Energia Elétrica

Torneio de Operações Matemáticas