Mundo da Aviação

Professor/ Rogério Bráz Euleuterio, 4º ano. Escola Rural Municipal de Canguera.

Esta atividade foi realizada com os alunos do 4º ano da Escola Rural Municipal de Canguera, em Ipiranga, sob minha coordenação, prof. Rogério Bráz Euleuterio. Inicialmente, os alunos assistiram a uma vídeoaula sobre os 150 anos de Santos Dumont, apresentada pelo projeto Vamos Ler, mergulhando no fascinante mundo da aviação. A aula destacou a trajetória e as contribuições pioneiras de Santos Dumont para a aviação, inspirando os alunos a aprenderem mais sobre como os veículos aéreos conseguem voar.

Após a vídeoaula, os alunos participaram de uma discussão sobre os princípios básicos da aviação. Começaram entendendo o funcionamento dos balões de ar quente e dirigíveis, discutindo como a diferença de densidade do ar permite que esses veículos subam e flutuem. Eles compararam os dirigíveis, que utilizam gás hélio ou hidrogênio, com os balões de ar quente, que dependem do aquecimento do ar para subir.

Em seguida, a discussão se voltou para os aviões, explorando como os diferentes formatos de asas impactam suas manobras aéreas. Os alunos aprenderam como a forma das asas gera a sustentação necessária para manter os aviões no ar, através de uma versão simplificada do princípio de Bernoulli. Compararam asas de diferentes designs, desde as longas e estreitas asas de planadores, ideais para voo de longa duração, até as asas curtas e largas dos aviões de caça, projetadas para manobras rápidas e ágeis.

Após a parte teórica, foi realizada uma atividade prática: cada aluno deveria construir e personalizar um avião de papel, sem interferência do professor. A competição avaliava o desempenho aéreo dos aviões de papel, incentivando os alunos a aplicar os conhecimentos recém-adquiridos sobre aerodinâmica e design de asas. Por fim, eles utilizaram seus aviões para testar qual conseguiria alcançar uma maior distância planando em uma competição de chaves.

Por último, os alunos assistiram a uma demonstração especial: um avião sendo lançado através de um lançador, similar aos utilizados pelos irmãos Wright em seus experimentos iniciais. Essa demonstração mostrou como a força inicial aplicada ao avião permite que ele ganhe velocidade suficiente para que as asas gerem sustentação e ele possa voar. Além disso, os alunos viram um planador de isopor que utilizava a força potencial elástica para girar suas hélices. O planador, ao ser solto, transformava a energia elástica em movimento, mostrando como diferentes forças podem ser usadas para propulsão e voo.


















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