Sistema Solar
Professor Rogério Bráz Euleuterio, 4º ano. Escola Rural Municipal de Canguera.
Com o objetivo de tornar o aprendizado do sistema solar mais dinâmico e significativo, planejei um trabalho em grupo onde cada equipe recebeu um tema específico relacionado ao espaço. O foco era que, além de aprender o conteúdo teórico, os alunos pudessem expressar sua criatividade e habilidades manuais ao montar cartazes e maquetes para uma apresentação especial.
Dividi a sala em seis grupos, e cada grupo ficou responsável por um tema:
1. Sistema Solar, translação e rotação
2. Estações do Ano
3. Camadas da Atmosfera
4. Lua e suas Fases
5. Vida de um Astronauta
6. Corpos que vagam pelo espaço
Cada grupo utilizou uma combinação de materiais, como isopor, bonecos de brinquedo, cartolina, tinta, papel alumínio, cola e outros recursos de artesanato, para dar vida às suas ideias. Foi incrível ver o quanto eles se engajaram no processo de pesquisa e na criação de suas maquetes. Eles não apenas reproduziram o que aprenderam, mas também começaram a fazer conexões entre os diferentes temas, mostrando uma compreensão mais profunda.
A atividade culminou em uma apresentação aberta para outras turmas da escola. Organizei o evento em forma de estações, onde os grupos ficavam responsáveis por explicar seu tema aos visitantes. Os alunos das outras turmas precisavam visitar cada estação para compreender completamente o sistema solar e seus componentes. Esse formato de apresentação interativa permitiu que os alunos desenvolvessem habilidades de comunicação e cooperação, além de aprofundar seu entendimento sobre os temas.
Durante o evento, observei que, além de aprenderem sobre astronomia, as crianças também tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas. A apresentação foi um sucesso, com os alunos orgulhosos de suas criações e ansiosos para compartilhar o que aprenderam.
Com o objetivo de tornar o aprendizado do sistema solar mais dinâmico e significativo, planejei um trabalho em grupo onde cada equipe recebeu um tema específico relacionado ao espaço. O foco era que, além de aprender o conteúdo teórico, os alunos pudessem expressar sua criatividade e habilidades manuais ao montar cartazes e maquetes para uma apresentação especial.
Dividi a sala em seis grupos, e cada grupo ficou responsável por um tema:
1. Sistema Solar, translação e rotação
2. Estações do Ano
3. Camadas da Atmosfera
4. Lua e suas Fases
5. Vida de um Astronauta
6. Corpos que vagam pelo espaço
Cada grupo utilizou uma combinação de materiais, como isopor, bonecos de brinquedo, cartolina, tinta, papel alumínio, cola e outros recursos de artesanato, para dar vida às suas ideias. Foi incrível ver o quanto eles se engajaram no processo de pesquisa e na criação de suas maquetes. Eles não apenas reproduziram o que aprenderam, mas também começaram a fazer conexões entre os diferentes temas, mostrando uma compreensão mais profunda.
A atividade culminou em uma apresentação aberta para outras turmas da escola. Organizei o evento em forma de estações, onde os grupos ficavam responsáveis por explicar seu tema aos visitantes. Os alunos das outras turmas precisavam visitar cada estação para compreender completamente o sistema solar e seus componentes. Esse formato de apresentação interativa permitiu que os alunos desenvolvessem habilidades de comunicação e cooperação, além de aprofundar seu entendimento sobre os temas.
Durante o evento, observei que, além de aprenderem sobre astronomia, as crianças também tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas. A apresentação foi um sucesso, com os alunos orgulhosos de suas criações e ansiosos para compartilhar o que aprenderam.
Comentários
Postar um comentário