Professor Rogério Bráz Euleuterio, 4º ano. Escola Rural Municipal de Canguera.

Aprender a construir sólidos geométricos é um recurso de alta importância para a compreensão da geometria espacial, pois essa habilidade permite ao aluno visualizar e entender melhor as propriedades tridimensionais e as relações entre as diferentes faces, arestas e vértices. Seja na escola ou no cotidiano, lembrar dos conceitos de geometria e saber construir esses sólidos é útil. Sabendo disso, resolvi trabalhar essa competência de um modo mais dinâmico e divertido. Como a educação é, fundamentalmente, algo que necessita ser “prazeroso” para realmente despertar o interesse das crianças, jovens ou adultos, utilizei com eles uma atividade prática para construir uma pirâmide de base triangular.

Para iniciar, entreguei os materiais necessários, incluindo palitos de madeira, réguas, tesouras e pedaços de barbante. O primeiro passo foi marcar as medidas de aresta dos triângulos equiláteros nos palitos de madeira. Em seguida, cada grupo montou suas pirâmides juntando os palitos em suas marcações e os amarrando com pequenos pedaços de barbante.

Para tornar a atividade mais interativa, utilizei o princípio do jogo de construção colaborativa. Cada aluno que possuísse habilidade manual para construir facilmente a pirâmide poderia ajudar a guiar o processo de montagem dos colegas.

Um dos desafios era garantir que as arestas se encontrassem corretamente para formar uma estrutura sólida e estável. Durante o processo, discutimos sobre as propriedades dos sólidos geométricos, como a relação entre o número de faces, arestas e vértices, e a importância de cada medida para a estabilidade da pirâmide.

Como exemplo, os alunos perceberam que, para uma pirâmide de base triangular com todas as arestas iguais, as medidas precisavam ser precisas para que a pirâmide não ficasse torta ou instável. Essa precisão reforçou a compreensão da importância de medidas exatas e ângulos corretos na geometria, mesmo eles não possuindo noções completas do último.

Ao final da atividade, cada aluno teve a oportunidade de refletir sobre o processo de construção e os conhecimentos adquiridos. A atividade não só ajudou a desenvolver habilidades práticas de construção e visualização espacial, mas também incentivou a colaboração, a precisão e a criatividade. Dessa forma, a construção de sólidos geométricos como a pirâmide de base triangular se mostrou uma excelente ferramenta educacional, transformando a aprendizagem em uma experiência prazerosa e significativa.










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